terça-feira, 17 de setembro de 2013

TARDE DE ESPIRITUALIDADE COM OS SEMINARISTAS DE FILOSOFIA DA DIOCESE DE LAGES

Nesta última segunda (16), aconteceu nas dependências do SEFISC (Seminário Filosófico de Santa Catarina) uma Tarde de Espiritualidade, tendo como pregador o Pe. Fernando Cargnin, Reitor do Seminário Propedêutico. O acompanharam três Seminaristas do Ano Propedêutico, Hermes, Vinícius e Luan.

O Pe. Fernando falou sobre a dimensão da Fé em nossa vida. Exemplos como o do Centurião Romano, do Apóstolo Pedro e da mulher que toca o manto de Jesus devem ser direções em nossa vida de fé.

A tarde terminou com a Santa Missa, presidida pelo próprio Pe. Fernando e concelebrada pelo Pe. Thiago Tomas, que também o acompanhou na viagem.



Seminarista Luan R. Oliveira



Tarde de Espiritualidade

Pe. Fernando e Pe. Thiago

Durante a Santa Missa - Canto do Ato Penitencial

Evangelho - Pe. Thiago

Primeira Leitura - Sem. Felipe (Filosofia)

Salmo Responsorial - Sem. Luan (Propedêutico)



ENCONTRO DIOCESANO DE COROINHAS

No último sábado (14), Festa da Exaltação da Santa Cruz, aconteceu no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Bom Retiro/SC, o Encontro Diocesano de Coroinhas, sob organização do Pe. Fernando Cargnin, Reitor do Seminário Propedêutico e dos Seminaristas do Ano Propedêutico, e contou com a presença de algumas Paróquias da Diocese: São Judas Tadeu – Lages/SC, Nossa Senhora da Saúde – Lages/SC, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Bom Retiro/SC, São Joaquim – São Joaquim/SC, Santa Bárbara – Anita Garibaldi/SC, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Bom Jardim da Serra/SC, São Cristóvão – Lages/SC e Nossa Senhora Aparecida (Navio) – Lages/SC.

O Encontro iniciou-se com a acolhida das Paróquias. Depois, foi feita uma pequena procissão pelo terreno do Santuário Diocesano, enquanto rezávamos e cantávamos, louvando e bendizendo a Deus pelo ministério dos Coroinhas. Na homilia, Pe. Fernando nos deu três situações para levarmos para nossas vidas: “Deus é bom”, “Não posso reclamar” e “A minha salvação está na Cruz”.

Durante todo o dia, realizou-se uma Gincana, envolvendo questões bíblicas e litúrgicas, para testar os conhecimentos e as capacidades dos coroinhas. Todos demonstraram grande animação e entusiasmo, através das brincadeiras realizadas.

Ao final, o Pe. Fernando agradeceu as Paróquias que se fizeram presentes, e dirigiu a elas palavras de coragem e de alegria, para seguir em frente, mesmo com as dificuldades. Em segundo lugar na gincana, ficou a Paróquia de São Joaquim; em primeiro lugar, a Paróquia São Judas Tadeu.

Agradecemos a todos que se fizeram presentes, de alguma forma, neste bonito Encontro Diocesano de Coroinhas. Até ano que vem!


Seminarista Luan R. Oliveira