Artigos


REITOR DA TEOLOGIA

QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA

            
Queridos leitores do nosso blog, estamos vivendo o tempo da Quaresma na nossa Igreja. Nosso Seminário de Teologia está inteiramente envolvido neste tempo de penitência, oração e jejum. A Igreja nos convida a participar da Campanha da Fraternidade que tem como tema: Fraternidade e saúde Pública e Lema Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Sendo assim, queremos te convidar a refletir um pouco sobre este assunto.
Você já se deu conta da importância de ter saúde, e como fazer para que este bem seja preservado? É muito importante nos questionarmos acerca desta pergunta para que assim, possamos mudar nosso modo de vida e passar a construir mecanismos que nos ajudem a fazer da vida um precioso dom a ser preservado. Uma das coisas que temos que cuidar é com os excessos, seja na comida, no trabalho, etc...
            Há muitas pessoas que trabalham num ritmo desenfreado em busca do "Ter" sempre mais e acabam se se desgastando, estressando-se e adoecendo. Outros se deixam levar pela onda dos prazeres e caem num marasmo sem fim. Os hospitais estão lotados de pessoas que se afastaram de Deus, assumindo uma postura egoísta, autossuficiente que as levou a passar por cima de suas capacidades físicas e lhes deixou doente.
            Precisamos tomar consciência de que não somos imortais, que somos frágeis. Precisamos respeitar os limites do nosso corpo, não podemos passar por cima disso, precisamos dormir bem, nos alimentar bem para que tenhamos saúde. Sabemos que é preciso cuidar da vida do planeta, dos recursos naturais, fazer a coleta seletiva do lixo, etc. Mas, infelizmente ainda há irmãos que não se preocupam com isso, que pensam que não vão precisar destas coisas, doce engano. 
Portanto, vamos nesta quaresma tomar uma atitude de mudança para que a vida seja difundia sobre a terra. Faça a diferença, mude pequenos atos e assim você vai poder mudar os grandes, inicie dando lugar pra Deus na tua vida na tua família. Nossa diocese esta promovendo o ano da família para que ela possa encontrar-se como eixo da vida em todos os sentidos.
Família torna-te o que És.
            Estamos em oração por todos vocês que buscam fazer a vontade de Deus acontecer em nosso meio. Seja um@ promotor@ da vida. Cristo conta com você nesta caminhada.
Deus te abençoe!
Pe. Dionei Maccarini


===================================================================
VOCAÇÃO
Um chamado de Deus, uma resposta minha


      Quando pensamos em vocação temos que, primeiramente, ter em mente o significado da palavra. Vocação vêm do latim “vocare” que quer dizer “chamar”. No ambiente cristão esse significado ganha um sentido divino. É Deus quem chama a pessoa para realizar alguma coisa. Contudo, Deus não obriga ninguém a cumprir o seu chamado. A pessoa é livre para responder sim ou não. Uma vez dito sim é preciso ter em mente que o cumprimento da vocação deve acontecer no serviço ao outro. Ninguém vive uma vocação para si mesmo, não há sentido nisso. A vocação é sempre serviço ao outro.
      Em nosso planeta somos cerca de 7 bilhões de pessoas. Apesar desse número exorbitante, ninguém está sobrando. A ciência garante e a fé confirma que não há duas pessoas plenamente iguais na face da terra. Todos são amados por Deus com amor sem fim. Deus nos quer felizes. E nós só somos felizes quando encontramos o nosso lugar no mundo.
      Desde o nascimento até a morte a pessoa está a caminho, de Deus e do outro. Cruzar os braços significa morrer, a vida é dinâmica, é movimento, é crescimento e caminhada. Deus nos chama para a vida, para percorrer um caminho. Existem algumas formas específicas de responder esse chamado de Deus. Chamamos essas formas de vocações. São elas:
·         Vocação Leiga: Leigos são todos os cristãos. Exercem ministérios diversos na comunidade, conforme os dons que Deus lhes deu. Esses serviços são: catequese, obras sociais, animação da liturgia, etc;
·         Vocação Religiosa: Os religiosos, ou religiosas, são pessoas que foram chamadas para seguir a Jesus dentro de uma congregação religiosa, consagrando-se a Ele através dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência.
·         Vocação Sacerdotal: O sacerdócio é uma forma de seguir o chamado de Deus exclusivamente para os homens. O padre é alguém tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. Além de celebrar a missa e ministrar os sacramentos (como o Batismo, a Confissão), cabe a ele fazer crescer o amor nas comunidades, nas famílias, no coração das pessoas.
·         Vocação Familiar (Matrimônio): O casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e uma mulher para viverem juntos e constituírem família. São dois filhos de Deus que Deus mesmo entrega um para o outro, para que um seja do outro e para o outro. Essa fidelidade se dá através de uma vivência dos valores cristãos.

Diante dessas possibilidades você pode ser perguntar, qual é a minha vocação? Para responder a esse questionamento é preciso estar sempre em contato com Deus através da oração. Só quem conversa com Deus pode descobrir qual o projeto Dele para sua vida. Seja qual for sua vocação viva ela com intensidade, sem medo de ser feliz. Diga sim todos os dias. Não deixe a chama se apagar.



Marcelo Rosa Ramos
Seminarista de Lages



----------------------------------------------------------------------------------------------------

CAMPANHA DA  FRATERNIDARDE 2012



“Converte-te e crê no Evangelho”!Ao recebermos a imposição das cinzas, no início da quaresma, somos convidados a viver o Evangelho, viver da Boa Nova. A Boa Nova que recebemos é Jesus Cristo. Ele abriu um novo horizonte para todas as pessoas que nele crêem. Crer no Evangelho é crer em Jesus Cristo que na doação amorosa da cruz deu-nos vida nova e concedeu-nos a graça de sermos filhos do Pai. Com sua morte transformou todas as realidades, criando um novo céu e uma nova terra. A quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, porque processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição.

Assim, atingidos por Ele e transformados n'Ele, percebemos que todas as realidades devem ser transformadas, para que todas as pessoas possam ter a vida plena do Reino. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da quaresma. A Igreja propõe como tema da Campanha deste ano: A fraternidade e a Saúde Pública, e com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras.

A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas. A Igreja, nessa quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da Saúde Pública e levar os discípulos-missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento e na morte. E, ao mesmo tempo, exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado. Que nós possamos neste ano refletir um pouquinho mais sobre a saúde publica em nosso país, olhando para aquelas pessoas mais necessitadas, e que a campanha deste ano incentive nossas autoridades a trabalhar por uma saúde melhor.
Deixo como reflexão a oração da campanha deste ano,que possamos rezar pela saúde de nosso  país.

Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

  A todos vocês, internautas, nossas comunidades e grupos de família, desejo uma bela caminhada quaresmal e que possamos nos converter e crer no evangelho cada vez mais.

                          SEMINARISTA ALDEMIR COSTA PEREIRA
Seminário Propedêutico Nossa Senhora Aparecida
Bom Retiro/SC